quinta-feira, 17 de julho de 2014

Como escolher o protetor solar?!

Não sei como foi convosco mas comigo não foi nada fácil! Quando fui à farmácia para comprar o primeiro protetor solar para o Di fiquei completamente perdida. As opções eram tantas que fiquei sem saber qual escolher. Decidi pedir ajuda à técnica de farmácia presente. Foi super atenciosa mas a informação era tanta que fiquei ainda mais confusa... então, como tinha consulta na clínica nesse mesmo dia, decidi esperar para pedir a opinião do pediatra. Disse-me que o mais importante era ser indicado para a pele das crianças, com fator solar 50+ e mineral.
Quando cheguei a casa, decidi pesquisar sobre o assunto, li vários artigos, dicas e conselhos, inclusive, participei até num workshop sobre o tema e cheguei à conclusão que a escolha tem muito a ver com as nossas preferências relativamente às marcas. Em geral, todos os protetores existentes no mercado têm de estar de acordo com as normas estabelecidas. No entanto, todas sabemos que existem uns melhores do que os outros mas essa análise varia muito de mãe para mãe e de criança para criança. As crianças não têm todas o mesmo tipo de pele, como tal, devemos escolher um protetor adequado ao seu tipo de pele, que a respeite e proteja dos raios solares nocivos.
 
Depois de ler tudo o que havia para ler e ouvir diferentes opiniões especializadas, estes foram os critério que segui:
 
* Ter índice SPF 50+ e UVA associado a uma ação de proteção da barreira cutânea para preservar as defesas naturais da pele e evitar qualquer dano celular, consequência da exposição solar.
 
* Proporcionar a garantia de elevada tolerância: a fórmula deve ser hipoalergénica, sem álcool, sem parabenos, testada sob controlo dermatológico.
 
* Resistente à água e à transpiração e ser visível na aplicação, para nenhuma zona ficar esquecida.
 
* Ser adaptado ao tipo de pele do Di.
 
* Ser mineral.
 
No meu caso, optei pelo protetor da mesma marca dos produtos que já usava porque foi dos mais recomendados pelos especialistas.
 
Atenção:
 
A maior parte das pessoas acha que o protetor solar é algo que se deve usar apenas quando se vai à praia, no entanto, não podiam estar mais enganadas. Os especialistas afirmam que o uso do protetor solar é obrigatório ao longo de todo o ano.
No inverno o sol pode ser mais fraco e agredir menos a pele, no entanto, não deixa de ser nocivo e causar graves danos. Mesmo com o tempo nublado e frio devemos aplicar-lhes sempre o protetor (e a nós também).
 
Tenham cuidado com os protetores solares, fechem bem a embalagem ou o spray, não os deixem ao sol e não voltem a utilizar, no ano seguinte, os frascos já abertos.

Sem comentários:

Enviar um comentário